A Amazônia é nossa...

Oi pessoas...

Hoje um amigo aqui do trabalho, que acabou de chegar da terrinha do Tio San, estava me mostrando as fotos da viagem dele. Uma me chamou muita atenção - a foto que vou mostrar pra vocês é como eles indicam onde fica a amazônia no Brasil. A foto foi tiranda no Museu de história natural. Vejam:


A visão do Tio San sobre o tamanho da Amazônia

Isso significa que:
* só a região sul fica de fora

* podemos encontrar macacos em nossas janelas
* temos que tomar cuidado com onças pintadas, afinal dividimos o mesmo habitat
* o boto cor-de-rosa é facilmente visto ns região sudeste e nordeste..
* os índios são nossos vizinhos
* não precisamos ir na farmácia comprar remédio, pois usamos as plantas medicinas que pegamos no nosso "quintal"
* etc, blá blá blá e afins...

Isso significa que: o Brasil pode ser invadido a qualquer momento - porque as aulas de geografia dada aos americanos, a Amazônia não faz parte do território brasileiro. É como se fosse um outro país ou simplesmente um pedaço de terra (e diga-se um pedação de terra com muito verde - o principal pedação de terra-verde responsável por gerar oxigênio) solto por ai. Mas acho que tem muito brasileiro cagando baldes pra isso e pra importância dela. Por que se realmente se importassem não haveria tanto desmatamento.

Segue algumas informações sobre a Amazônia (brasileira):


A amazônia brasileira - área destacada pela linha amarela.

* compreende 3.581 Km2, o que equivale a 42,07% do país. A chamada Amazônia Legal é maior ainda, cobrindo 60% do território em um total de cinco milhões de Km2. Ela abrange os estados do Amazonas, Acre, Amapá, oeste do Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Roraima e Tocantins.

* Amazônia abriga 33% das florestas tropicais do planeta e cerca de 30% das espécies conhecidas de flora e fauna. Hoje, a área total vítima do desmatamento da floresta corresponde a mais de 350 mil Km2, a um ritmo de 20 hectares por minuto, 30 mil por dia e 8 milhões por ano. Com esse processo, diversas espécies, muitas delas nem sequer identificadas pelo homem, desapareceram da Amazônia. Sobretudo a partir de 1988, desencadeou-se uma discussão internacional a respeito do papel da Amazônia no equilíbrio da biosfera e das conseqüências da devastação que, segundo os especialistas, pode inclusive alterar o clima da Terra.

Isso é só um poquinho das muitas informações que existem sobre a amazônia.
O que estamos esperando: A AMAZÔNIA É NOSSA E DEVEMOS CUIDAR DELA!!!!!
Bjo pessoas...

1 Borboletas em meus jardim:



Lorainy disse...

Bom, ja recebi essas fotos por email com os dizeres "A Índia que a globo não mostra." Até entendo, o contraste do país é muito exótico se a globo mostrasse a cultura da Índia como ela realmente é, deixaria os brasileiros chocados, porque lá o que é sagrado pra eles pra nós é uma "nojeira". Eles não jogam todos os defuntos no rio Ganges, somente os homens santos (mongens, sábios, gurus) que morrem são jogados no rio, faz parte da cultura Hindu ja que o rio ganges é sagrado. As águas são as lágrimas de Brhama (Deus). Os demais defuntos são cremados, nos seus famosos crematórios a propria beira do rio, e as cinzas sim são jogadas no rio. As vacas que morrem, são "enterradas" em ritual no rio sagrado, pois são animais sagrados. Por isso naquelas fotos se vê alguns corpos de vacas boiando. Realmente as ruas são muito sujas, e o rio é sujo pois o sistema de esgoto é precário. EU se fosse a índia, aceitaria passear de barco pelo rio, mas nao tocaria na água porque como não sigo as mesmas tradições, teria muito nojo. Mais o que me admira neles é a Fé que eles têm, pra eles não é nojento, aquelas águas realmente são sagradas, por isso eles se banham sem receios, bebem, passam a água em feridas. E isso me fascina! Um lugar onde a fé é tão grande, tão grande, que os fiéis chegam a ponto de se banhar em um rio que para o resto do mundo, não passa de um rio poluido, mas para eles é o maior e mais próximo gesto de estar perto de Deus! A india me fascina! *__*

Postar um comentário

Oiê minhas lindas borboletas. Deixem recadinhos, dúvidas, críticas, sugestões e afins. Meu jardim está sempre aberto pra todos.
Beijokas da GabrioLLeta
=*