Escoliose - o motivo da minha ausência...

.

Pois é pois é pois é...
Fiquei esses dias afastada do blog por causa de dores na lombar devido a escoliose.
Não tenho posição pra dormir, pra sentar e são muitas fisgadas na lombar que pobrecita de mim! rs* (pelo menos ficar em pé não me dói - rs*).
Hoje entrei na net rapidinho pra dar uma olhada em meus e-mails e pra dar uma passadinha por aqui. Aproveitei e li um pouco sobre escoliose. Pra quem interessar segue algumas informações:

O que é escoliose?

A coluna vertebral vista por trás deve ser reta, alinhada. A escoliose é uma deformação morfológica da coluna vertebral nos três planos do espaço (Souchard e Ollier, 2001). Assim, a coluna realmente se torce, não somente para os lados, mas para frente e para trás e em volta do seu próprio eixo. Essa torção em maiores graus determina a gravidade da escoliose e a forma de ser tratada.

Causas

  • Idiopática : causa desconhecida (70% dos casos)
  • Neuromuscular : seqüela de doenças neurológicas, como por exemplo poliomielite, paralisia cerebral.
  • Congênita : oriunda de uma má-formação
  • Pós-traumática

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através de testes clínicos e de radiografias. Em todos os casos de escoliose, é importante o diagnóstico precoce e a avaliação clínica completa e radiológica do paciente.A avaliação postural faz parte da avaliação clínica, sendo de fundamental importância para o diagnóstico. Nela, o examinador compara os dois hemicorpos do indivíduo nas vistas anterior, posterior e lateral, observando possíveis diferenças e assimetrias ( Calliet, 1979). O controle da evolução sistemática é a forma de minimizar os danos dessa patologia que, quando não tratada corretamente, pode causar danos irreparáveis.

Tratamento

O tratamento das escolioses baseia-se, dentre outros fatores, na idade, na flexibilidade, na gravidade da curva e na sua etiologia, compreendendo a correção das deformidades, com tratamento conservador, que inclui fisioterapia e utilização de coletes, adaptação de palmilhas posturais que incrementam a eficácia e o tempo do tratamento (Podoposturologia) ou o tratamento cirúrgico (Tribastone, 2001). Na opção de tratamento conservador a fisioterapia utiliza-se dos benefícios da R.P.G. ou Reeducação Postural Global, como método que corrige ou minimiza a escoliose através da identificação da causa do problema.

------------------------------------

Bem, vou ficando por aqui por a minha compressa de água quente me espera!
beijokas



9 Borboletas em meus jardim:



Vanessa disse...

Isso deve ser muito incômodo, já que não tem jeito de ficar, né?

Deita, dói, senta, dói.

Nossa, que saco.

Espero que vc melhore

Bjss

Lily Zemuner disse...

Eita, pior que tbém estou com uma dorzinha nas costas há dias, uma amiga fisioterapeuta falou que é inflamação no nervo ciático, eu mereço, né? rs...

Vê se melhora logo!

B-jinho!

Ah! Sobre a foto, fique à vontade pra pegar lá do blog e postar.

Autora disse...

ai gabi q peninhaa!
sofro disso tb!
muito alongamento nessa hora amiga ;)

Beijos
melhoras

Blog Dri Viaro disse...

Oi, estou passando pra conhecer seu blog, bjs boa quinta

aguardo sua visita :)

Skadja disse...

aii q ruim amore
melhoras pra ti viu??

;**

Blog Dri Viaro disse...

espero que vc tenha melhorado
bjss otimo fds

Coisas de Meninas disse...

Gabriella sortuda..rs..uma otima noticia pra vc..de um pulinho em nosso site pra saber o que é..

Mandei a noticia por email tb..parabens!!!

bjuuu
MMM's

http://coisasdemeninas.com

Letícia disse...

Aii eu tenho isso =/
mas pelo menos nao doi
um diia ainda vou corrigir hehehe

Unknown disse...

zenilda...Ola achei interessante vc falar de escoliose , me induqie um medico, bom aqui no rgs, minha filha esta com escoliose, no primeiro exame á 8 meses estava com 21ºgr , com o tratamento indicado natação esta agora com 29º , estou muito preocupada aumentou muito....

Postar um comentário

Oiê minhas lindas borboletas. Deixem recadinhos, dúvidas, críticas, sugestões e afins. Meu jardim está sempre aberto pra todos.
Beijokas da GabrioLLeta
=*